Quem sou eu

Minha foto
Brazil
Advogada, cansada da rotina, resolve escrever sobre suas viagens, rotinas, diálogos que mantém com sua mente que é, definitivamente, inquieta.

domingo, 4 de maio de 2014

NOS JARDINS DE MONET!

De repente avistei uma francesa que eufórica comemorava o fato de ter cumprimentado um elegante senhor que se encontrava nas proximidades. Minha curiosidade foi maior e perguntei? Qui est?? E ela respondeu pulando: C'est le premier Ministre!!! Aff, o segundo homem mais importante da França, Jean-Marc Ayrault, estava ali do meu lado e eu nem me dei conta. Mais uma prova que de que somos apenas mais um entre tantos. Voltei e me apresentei. Afinal, eu também me considero importante pra minha mãe, meu filho e amigos. Tirei uma foto com "le Premier Ministre!" Agradeci, enquanto ele dizia gentilmente: enchanté, bonne voyage! Claro que as francesas me olhavam de boca aberta, enquanto outras tantas nos fotografavam.Amei fazer isso!
E foi assim que tive certeza que foi uma ótima opção ter embarcado em Place Monge para Pyramides, de Pyramides para St. Lazare, onde pequei um trem e, após uma viagem de pouco mais de uma hora, desci em Vernon! Mais 12 minutos de ônibus e coloquei meus pés em um jardim divino. Les jardins de Monet!!!
Não há como descrever esse jardim. É preciso senti-lo. Não foi à toa que Woody Allen gravou aqui uma cena linda do filme "Meia noite em Paris". Também não foi à toa que consegui flagra um noivo de joelhos aos pés de sua noiva fazendo fotos lindas. Não foi por acaso que as meninas, sentadas no chão,tentavam reproduzir toda aquela beleza em uma simples folha de papel. Quando se está em Giverny, todo mundo senti vontade de ser Monet por algumas horas.
É preciso ter paciencia, pois em dia de sol gelado o número de pessoas assusta, mas o importante é relaxar e fotografar.
Depois de se encantar com as imagens vivas retratadas por Monet em quadros datados no século XIX. você tem a oportunidade de conhecer a casa onde ele viveu.
Pense em uma pessoa gente boa e que gostava de receber os amigos. A casa é linda. Tem uma sala de jantar grande e alegre com uma mesa com capacidade para 12 pessoas. A cozinha, maior ainda, prova que ao redor daquela mesa se comi bem e muito. Panelas gigantes complementam a decoração. O mais interessante são as fotos espalhadas pela casa retratando Monet e seus amigos no jardim, ou mesmo Monet em grandes festas de casamento ocorridos ali entre 1900 e 1902. Monet era um festeiro! Adorava tabac, pois na sala de jantar há um pote de cerâmica escrito "L'amant de bon tabac". Eu me apaixonei por um gato de cerâmica que dorme tranquilo sobre um dos móveis. Li, posteriormente, que Monet riu quando ganhou essa gato branco em cerâmica japonesa e o tinha como um objeto de grande estimação!
A casa possui portas grandes que abraem para o jardim repleto de tulipas de todas as cores. Eu recomendo antes de ir ao Jardim, visitar o museo de Orsay e apreciar as obras de Claude Monet . Quando chegar à ponte japonesa e ao Jardim d'eau terá a impressão de ter entrado dentro da tela. Sentirá vontade de reproduzir ao vivo "Le Dejeuner".
Antes da saída, tem uma lojinha simpática onde se acha de tudo e se vê grandes fotos de Claude Monet!
Voltei a Paris feliz da vida e vendo flores por todos os lados e impressionada com o impressionista MONET!









Nenhum comentário:

Postar um comentário