Quem sou eu

Minha foto
Brazil
Advogada, cansada da rotina, resolve escrever sobre suas viagens, rotinas, diálogos que mantém com sua mente que é, definitivamente, inquieta.

segunda-feira, 5 de maio de 2014

HOSPEDAGEM NA FRANÇA


Sempre alguém vem me perguntar onde ficar em Paris. Todos querem e precisam de uma dica. Eu tive experiências muito boas nas vezes que estive por lá e sempre que vou, ainda que por um breve período, a minha opção é alugar um stúdio, pequeno apartamento muito comum em Paris.
Para mim, essa experiência de me sentir em casa e em uma casa francesa não tem preço, ou melhor, tem preço, mais vale à pena. Até mesmo porque, na maioria das vezes, fica mais barato do que se hospedar em um hotel.

Não se assuste com o tamanho dos studios. Quando eu disse que eles são pequenos apartamentos, eles são pequenos de verdade. É normal você encontrar aqueles com 16 a 20 metros. Quando  alguém te falar que ficou em um apartamento enorme de 35 metros, acredite. Para a realidade de Paris, é  mesmo enorme.

A vantagem é que mesmo muito pequenos, eles são super funcionais e bem equipados. Você terá o que precisa ao alcance da mão e voltará para o Brasil com uma vontade incrível de mudar a estrutura da sua casa, pois terá a certeza que aqui no Brasil vivemos em verdadeiras mansões por mais simples que seja o nosso cantinho.

Particularmente, depois de conhecer 15, 4, 20, 8, eu adotei o 5ºarrondissement. Eu morava em frente à Place Monge onde acontece uma feira duas vezes por semana. Nesta mesma praça há uma estação do metrô. Além do mais, se eu quisesse ir ao Senna, Notre Dame, Panthéon, Jardim de Plantes, Jardim de Luxembourg, Hotel de Ville, eu ia a pé. O 5º arrondissement é no centro de Paris, absolutamente perto de tudo, além de ser bem menos turístico.
Acredito que depois da primeira vez em Paris, você vai acabar escolhendo um dos vinte arrondissement como sendo o seu preferido. A verdade é que você vai descobrir que não existe lugar longe em Paris. Tudo é muito perto. Se você não gostar de andar, não tem problema. O metrô funciona de uma forma inacreditável. Rápido, eficiente e seguro. Nunca a tive  nenhum problema dentro do metrô,. Porém,  não ficava dando uma de turista. A dica é se camuflar, fazer cara de francês, falar bonjour e excusez-moi para tudo e para todos.

Pelo amor da padroeira da França, se você estiver com família evite ficar falando alto, rindo e comentando fatos dentro do metrô. Isso, sim, chama bastante atenção e irrita os franceses que aproveitam a viagem para ler, ficar em silêncio ou ouvir música. Lembre-se da discrição e se comporte da maneira elegante. Não precisa ficar metido. Por causa do sol gelado que faz por lá, as pessoas estão sempre de cachecol ou uma roupinha mais arrumada, isso, por si, só já traz certa elegância.  Entre no clima e se sinta um morador da cidade. Essa sensação de voltar para casa depois de um dia em Paris é incrível, eu garanto!

Nenhum comentário:

Postar um comentário